sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Como Pensar como um Programador


Pensar como um programador nada mais é do que ser persistente, meticuloso e atento aos detalhes. É também encarar um desafio sem hesitar, mas revisar o trabalho com cuidado ao prosseguir para não ter bugs no sistema no final. Ao encontrar barreiras, um programador divide o problema em partes menores e resolve cada uma delas individualmente. Além disso, ele sempre pensa nas experiências anteriores para aprimorar o processo e conta com a ajuda de colegas quando não consegue resolver algo por conta própria.

Adotando o comportamento certo

Seja persistente. Ao começar um projeto grande, prepare-se para algo que vai consumir horas e horas do seu dia. Além do processo inicial, é preciso examinar minuciosamente cada símbolo do código na hora de depurar. A programação pode ser difícil, mas ao se comprometer desde o início em fazer um bom trabalho, você vai conseguir atingir seu objetivo.

  • Exija um bom trabalho de si mesmo.
  • Use mantras ou frases curtas para se motivar, por exemplo: “Errar não é uma opção” ou “Vou fazer tudo o que puder para dar certo”.

Seja paciente. Esse tipo de trabalho toma muito tempo. Para pensar como um programador, evite perder a paciência ou entregar os pontos por desespero. Cultivar a virtude da paciência ajuda a seguir com o trabalho sem fazer um serviço descuidado.

Por exemplo, quando estiver frustrado com a atividade, levante-se para andar e espairecer. Muitas vezes, um pouco de ar puro ou uma mudança de cenário, mesmo que seja breve, ajuda a relaxar e voltar à tarefa com forças renovadas.

  • Respire fundo devagar. Feche os olhos e inspire pelo nariz por três segundos. Em seguida, expire pela boca por cinco segundos.

Mude a sua visão sobre desafios. Programadores de sucesso aprendem a encarar um código desafiador ou um projeto difícil como uma oportunidade para aprender e se desenvolver. Não se deixe abater por uma experiência complicada. Em vez disso, tente tirar algo bom dela.

Se estiver empacado em algum ponto trabalhoso do projeto, por que não encará-lo como um quebra-cabeça a ser resolvido e não como uma tarefa impossível e penosa?

Se você fez algo que o agradou, dê uma pausa e parabenize-se. Sinta orgulho do seu trabalho.

Tenha em mente o resultado final. A programação é feita a serviço de um objetivo maior. A programação de software serve para desenvolver um ótimo programa, já a de computadores serve para criar um computador funcional. Porém, pode ser fácil cair na armadilha de tentar deixar o seu código tão bonito e fluido e só parar quando ele estiver perfeito, esquecendo-se de que “utilizável” já está bom. Sempre mantenha um padrão alto de qualidade tanto em termos de funcionalidade quanto de forma, mas aprenda a reconhecer quando o código está funcionalmente completo.

  • Pensar como um programador significa esforçar-se para terminar a tarefa ou o projeto e não necessariamente concluí-los da maneira mais perfeita possível.
  • Não transforme a perfeição em inimiga do bom trabalho.

Imitando a metodologia do programador

Comece o quanto antes. Um bom programador prefere começar logo um projeto e depois ir arrumando o trabalho. Se não souber direito como começar a desenvolver um plano perfeito de programação, não tem problema. Comece pelas partes que sabe e complete o resto depois. Evite dúvidas e hesitações e parta para o trabalho.

Divida os problemas em passos menores. Os programadores pensam em blocos. Por exemplo, em vez de enxergar um projeto ou código como uma coisa só, eles separam o trabalho em várias seções. Para agir assim, você precisa encontrar uma maneira de dividir as suas tarefas e criar um passo a passo para concluir cada elemento.

  • Por exemplo, você pode desenvolver um sistema começando pelas funções dele, passando para o trabalho com dados e por fim fazendo a depuração.

Revise o trabalho. Pensar como um programador envolve conferir sempre o que você fez. No jargão da programação, esse processo é conhecido como depuração. Lembre-se de revisar o trabalho após a conclusão de um bloco, procurando erros. Execute o seu código em um programa de depuração e, se der algum problema, leia o código linha por linha até encontrar o erro que causou o bug.

Use as experiências do passado para guiar o trabalho no futuro. Não passe de um projeto para outro com pressa sem pensar nas suas experiências. Depois de completar uma etapa, reflita sobre o que aprendeu e sobre as dificuldades encontradas. Procure oportunidades de aplicar as soluções descobertas nesse desafio em outros contextos.

  • Às vezes, dá para transferir pedaços inteiros de código para outros programas ou contextos.
  • Não use as experiências do passado só para aprimorar as suas habilidades. Se for um programador freelance, use o que aprendeu em um projeto para decidir que tipo de programação é melhor e com que tipo de cliente deseja trabalhar. Por exemplo, você pode perceber que se sente melhor programando para uma organização sem fins lucrativos que lute por uma causa na qual você acredite do que para uma corporação qualquer.

Crescendo como um programador

Seja criativo. Em vez de usar uma ferramenta padrão de desenvolvimento de um jeito previsível, encontre maneiras de experimentar e expandir as fronteiras das possibilidades da linguagem de código. Por exemplo, em vez de inserir uma imagem simplesmente como imagem, use-a como plano de fundo do site.

  • Talvez não seja possível ser tão criativo assim nas suas aulas ou no trabalho. Envolva-se em projetos paralelos só seus em casa e aproveite esse momento para deixar as ideias fluírem e evitar o tédio.

Cultive o desejo de melhorar. Sempre busque o aprimoramento das suas habilidades. Procure projetos que as coloquem à prova ou tente desenvolver coisas em casa. Dedique um tempo para aprender mais linguagens de programação: se você só conhecer C++, aprenda Java. Essas novas linguagens, além de melhorar a sua imagem diante de possíveis clientes, também ajudam a expandir os seus horizontes sobre a programação em si e as possibilidades que ela traz.

Peça ajuda quando precisar. Quando programadores profissionais não conseguem prosseguir, eles pedem conselhos ou ajuda de outros que já passaram por essa situação. Seja falando com um colega com mais experiência em certo problema de programação ou consultando fóruns sobre o assunto na internet, nunca menospreze a possibilidade de ajuda e o conhecimento alheio.

  • Aprenda a fazer as perguntas certas. Ao conversar com colegas, não fale só do problema que você está enfrentando – fale também do objetivo final que deseja alcançar. Os seus colegas podem dar uma solução mais fácil para o código fazer o que precisa.
  • Não se esqueça de olhar também grupos ou fóruns na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário