terça-feira, 12 de abril de 2011

Seu jeito de pensar é da geração Y, X ou baby boomer?

os últimos 10 anos a “bolha da Internet” provocou mudanças fantásticas em todo o mundo; por este motivo a Humanidade está passando por uma revolução fantástica e sem precedentes na sua história. O que parece, numa primeira análise, é que o mundo ficou menor, as notícias – boas ou más - se espalham como um raio, as pessoas podem fazer negócios e discutir estando a milhares de quilômetros uma das outras, da mesma forma já é possível morar em um determinado local e contratar serviços a milhares de quilômetros, reuniões à distância, aulas à distância, acesso às bibliotecas virtuais e por ai vai.
  • Baby Boomers (nascidos entre 1946 - 1964): Experimentaram a grande prosperidade do pós-guerra e agora se aproximam da aposentadoria. Em 1946, as taxas de natalidade cresceram bastante, iniciando um aumento estável que durou por quase 20 anos. Essa explosão na população criou a chamada geração baby boomer. Uma geração que permaneceu como o maior grupo exclusivo de pessoas com um legado cultural, político e econômico sem precedentes, dominando o panorama em todas as etapas de suas vidas. Há algo que uniu os boomers culturalmente de forma inigualável: a televisão. Quando os baby boomers eram jovens, eles viram o homem pisar a Lua, assitiram à Guerra do Vietnã, foram responsáveis por movimentos como a luta pelos direitos civis, pela liberdade sexual e outros protestos dos anos 60. Aos 20 anos, eles criaram a cultura do excesso nos anos 70. Nos anos 80, eles eram os “yuppies”, encontrando seu caminho no mundo corporativo pela primeira vez. Hoje, os boomers mais velhos estão na casa dos 60 anos e, mais uma vez, há uma expectativa de mudança no paradigma pela forma como vão encarar a aposentadoria: trabalhando.
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1979): A geração X cresceu com uma nova realidade social. Assistiu ao início da decadência dos antigos padrões sociais. Muitos eram filhos de pais separados, viviam em casas em que o homem e a mulher trabalhavam fora. Aliás, foi a primeira geração a testemunhar as mulheres adotando um papel social mais independente. A maioria nasceu depois da chegada do homem à Lua (1969), viu surgir as novas tecnologias, como o videocassete e o computador pessoal. Quando eram adolescentes, testemunharam muitas crises e viram adultos serem demitidos das grandes corporações. Isso gerou uma sensação de descrença nas empresas e um forte desejo de preencher a vida com “planos B”, só para garantir. Nesse sentido, não têm medo de renovar e se sentem confortáveis diante da imprevisibilidade. Na vida pessoal, essa geração não é particularmente fã de regras, mas acha que, no trabalho, elas devem ser cumpridas. Geralmente são retratados como pessoas independentes, resilientes e adaptáveis. São responsáveis por inventar as ferramentas dominantes de comunicação do mundo atual. As empresas que revolucionaram a internet, como Google, Amazon e You Tube, ícones da web 2.0, foram criadas por pessoas desta geração.
  • Geração Y (nascidos entre 1980 e 2000): A mais nova geração presente no cenário organizacional. Uma das gerações mais bem protegidas pelos pais, a geração Y cresceu acostumada a ser valorizada, a se sentir especial. Segundo as definições em geral, são ambiciosos, autocentrados, exigentes, confiantes e acreditam que podem mudar o mundo. No trabalho, a geração Y tende a ser definida como um grupo de pessoas mais preocupadas com suas próprias carreiras do que com a organização; como pessoas impacientes para esperar por oportunidades e promoções, que tendem a misturar mais a vida pessoal com a vida profissional (por exemplo, trabalhando de casa ou socializando com colegas de trabalho) do que as outras gerações, e como pessoas mais individualistas, que mudam de trabalho constantemente em busca de novos desafios. Embora algumas dessas características sejam generalizações, é importante olhar os traços marcantes da geração Y com uma perspectiva diferenciada, ampliando as possibilidades de promover um melhor aproveitamento das habilidades desses jovens no ambiente corporativo. Por ser um grupo que apresenta novos desafios àqueles que têm a tarefa de gerenciar e motivar seu trabalho, é importante entender melhor como este grupo de pessoas se comporta.
As experiências que moldaram essas gerações têm implicações importantes no papel que o trabalho exerce em suas vidas, no que esperam receber de recompensa na esfera profissional e como julgam as ações e o desempenho dos outros.
Basicamente todo mundo valoriza e quer as mesmas coisas. A questão é que as prioridades, expectativas e comportamentos variam visivelmente. As pessoas podem querer as mesmas coisas, mas elas querem isso tudo em “pacotes” diferentes, dependendo de quando e de como foram criadas.

Já descobriu qual seu jeito de pensar? Faça o teste.
Fonte: LAB SSJ  - www.labssj.com.br

domingo, 10 de abril de 2011

O caminho para conseguir o emprego pelas redes sociais

A capacidade de conversar com pessoas em qualquer lugar do mundo, assim como compartilhar informações em tempo real, foi um dos pilares do sucesso das redes sociais. No entanto, hoje esses ambientes são usados também para outros recursos, como facilitar a busca por um novo emprego.

Cada vez mais, as empresas usam canais como Twitter, LinkedIn, Facebook e até Orkut para divulgar vagas e encontrar profissionais. A publicitária Camila Santana, por exemplo, conta que entrou no mercado de trabalho há três anos, graças a uma oportunidade divulgada no microblogging (Twitter).

“Eu sempre procurei [emprego] na internet, nunca fui para outros meios, como jornal ou algo na televisão”, conta Camila, que hoje trabalha na agência de publicidade Tboom Interactive. Esta última, adotou a prática de só contratar profissionais pelas redes sociais e costuma analisar o perfil dos candidatos também por meio desses ambientes.

O diretor de estratégia da Tboom, Leandro Ogalha, detalha que, entre os pontos analisados nos perfis de potenciais candidatos a trabalhar na agência estão se a pessoa mantém um blog, como ela se relaciona nas redes sociais, se ela tem contatos influentes, assim como as opiniões dela a respeito de assuntos cotidianos




A gerente da divisão de tecnologia da empresa de recrutamento de profissionais Robert Half, Maria Paula Menezes, explica que as empresas costumam olhar para diversos fatores quando procuram analisar o perfil de um candidato na rede social. “Quantas pessoas existem no networking, quais os fóruns e as discussões de que participou, suas opiniões, quais os mercados que ele segue... Não existe uma ou outra informaçõa, eles costumam prestar a atenção em praticamente tudo”, avalia a especialista.

Ou seja, se você quiser aproveitar o poder dessa ferramenta, é preciso ter muito cuidado com o que publica nos seus perfis. Em outras palavras, um comentário infeliz pode acabar com as chances de ser o candidato ideal a uma vaga de emprego.

A própria Camila diz que adota uma postura cautelosa em relação ao que divulga nas redes sociais. “Eu evito falar palavrão, colocar muita gracinha ou fazer muita piada. Este é o tipo de coisa que as pessoas devem evitar, pois pode causar má impressão em quem vai te procurar”, relata a publicitária. “É muito importante pensar antes de falar sempre, mas principalmente na internet”, complementa Leandro Ogalha.

Por fim, a especialista da Robert Half considera que, apesar das redes sociais ainda não substituírem o tradicional currículo, elas podem ser interessantes para complementar e confirmar as informações dos candidatos.

domingo, 3 de abril de 2011

3 milhões de usuários no Brasil

LinkedIn divulgou dados sobre o site para celebrar
os 100 milhões de usuários.

O LinkedIn anunciou nesta terça-feira (22) que o Brasil é o país que mais cresce na rede profissional, alcançando um aumento de 428% por ano. No país, o site atingiu a marca de 3 milhões de usuários cadastrados. Depois do Brasil, México (178%), Índia (76%) e França (72%) são os países que mais crescem, divulgou o site.
A rede social, fundada em dezembro de 2002 e lançada em maio de 2003, alcançou 100 milhões de membros no mundo. O LinkedIn levou seis anos para atingir o número de 50 milhões de usuários. Porém, a rede precisou apenas um ano e meio para que o número dobrasse. Hoje, um novo membro é cadastrado a cada segundo.

Outros dados
O LinkedIn divulgou que 56% dos usuários do site estão fora dos Estados Unidos. Os horários de maior acesso à rede são durante o horário comercial, tendo como pico o meio-dia. Já o acesso por celular atinge o maior pico em torno das 20h.
Segundo o site, há cerca de 1 milhão de professores no LinkedIn, 20% dos membros trabalham no setor de serviços, 9% em finanças e outros 9% na indústria da tecnologia.

Especializada em networking profissional, lançou nesta semana uma página especial voltada para jovens que estão em busca de emprego. Recém-formados ou estudantes prestes a se formar podem checar no endereço "Jobs for Students and Recent Graduates" as oportunidades voltadas para o perfil e área de atuação do candidato, atualizadas em tempo real.

As vagas em grandes companhias ao redor do mundo são recomendadas pelo LinkedIn segundo o nível educacional e os interesses do usuário, na página inicial ou por alertas via e-mail. 
Segundo o anúncio no blog, a rede social também está em busca de organizações do terceiro setor para incluir entre as oportunidades de emprego, "dado o crescimento de importância do trabalho em serviço público hoje no mundo". A iniciativa não é isolada, uma vez que as organizações não-governamentais sem fins lucrativos estão entre os empregadores ideais para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho.

Usando o LinkedIn
Os brasileiros formam a nacionalidade que cresce mais rapidamente na rede social, com 428% novos usuários somente no ano passado, segundo dados divulgados pelo LinkedIn na terça-feira (22). Os 3 milhões de pessoas no país que usam o LinkedIn no Brasil fazem parte de uma rede que inclui 100 milhões de pessoas no mundo, incluindo executivos de 73 das 100 empresas listadas entre as melhores para se trabalhar da Fortune

quinta-feira, 24 de março de 2011

Saiu edital com 8.346 oportunidades para nível médio


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos publicou edital de abertura para concurso público com objetivo de preencher 8.346 vagas mais formação de cadastro de reserva nas funções de atendente comercial (2.272), carteiro (5.060) e operador de triagem e transbordo (1.014) em 345 municípios de todas as regiões do país.

Os cargos exigem ensino médio completo e a remuneração oferecida é de R$ 807,29 mais benefícios de vale alimentação, vale transporte, auxilio creche e assistência médica e odontológica, além de plano de carreira e possibilidade de desenvolvimento profissional. A jornada de trabalho será de 44 horas semanais com atividades de segunda a sábado podendo ocorrer escala de revezamento aos domingos e feriados.

Serão reservadas 20% das vagas para pessoas com deficiência.

Com data provável marcada para o dia 15 de maio, a prova objetiva terá 60 questões divididas nos temas de língua portuguesa, matemática e informática. Os candidatos nas funções de carteiro e operador de triagem e transbordo farão avaliação de capacidade física. As provas serão realizadas em várias cidades do país. (confira o quadro completo de cidades no anexo ao lado).

A confirmação da data e divulgação dos locais e horários serão por meio do endereço eletrônico: (www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011) a partir do dia 9 de maio.

Inscrições abertas
Os interessados deverão efetuar suas inscrições somente via internet, no período das 10 horas de hoje, dia 23 de março, até as 23h59 de 5 de abril no site: (www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011).

A taxa de participação é de R$ 32.

Douglas Terenciano

Mercado busca iniciativa e humildade: veja cinco competências para conquistar um emprego

Flexibilidade diante de situações inesperadas, tato para lidar com gente e humildade são algumas das competências exigidas de qualquer profissional em busca de um novo emprego, independentemente de sua área ou nível hierárquico.

No entanto, para quem não tem essas competências tão bem desenvolvidas, é preciso atitude. “O desenvolvimento de competências envolve prática permanente e, principalmente, mudanças de atitudes”, diz Maria Rita Gramigna, presidente do Instituto de Gestão de Pessoas.

Cinco competências indispensáveis para conseguir um bom emprego

Atitude
O mercado precisa de pessoas com iniciativa própria, isto é, o profissional tem de buscar construir, conhecer, fazer. Não se pode esperar ser delegado o tempo todo, é preciso ter atitude. Além disso, as lideranças estão de olho naquelas que têm a proatividade de ir atrás de trabalho, acabar uma coisa e já resolver outra, o famoso "brilho nos olhos".

Adaptação
Quem tem essa competência é capaz de entender o ambiente e as pessoas que pertencem ao lugar e agir pensando nas diferenças. Confronto e conflito nem sempre trazem resultados, pelo contrário, é cansativo para a organização ter de intervir em situações assim. Muitas vezes precisamos nos adaptar e mudar algumas coisas que podem causar problemas. Não é possível ser nós mesmos o tempo todo e fazer tudo do nosso jeito pode não ser bom para a carreira.

Flexibilidade
As empresas querem, cada vez mais, ter em seus quadros colaboradores com a capacidade de fazer coisas que não estavam planejadas, que não faziam parte dos planos. Ou seja, assumir uma função para que não tem formação, fazer uma viagem inesperada, realizar uma tarefa que não era sua. É o inverso da rigidez.

Humildade
Essa característica é essencial num mundo em que é preciso estar aprendendo sempre. Se o profissional pensa que já sabe tudo, as portas para novos conhecimentos estarão fechadas.

Capacidade de lidar com gente
É necessário compreender o lugar do outro e saber respeitá-lo. Quando se olha apenas para um dos lados da questão (em geral, o nosso próprio), é mais difícil ceder – e chegar a um acordo que seja bom para a instituição e não apenas para o indivíduo. Além disso, ninguém quer a fama de ser o chato do andar, não é?
Parece simples, mas será que as pessoas presentes no mercado hoje têm esse conjunto de competências? Para Elaine, profissionais com mais de 30 anos já adquiriram ou estão mais atentos a elas. “Percebemos que pessoas no início de carreira, com 20 a 30 anos, têm menos essas atribuições”, aponta.
Para não cair nos erros citados por ela, como inflexibilidade ou falta de atitude, o profissional precisa se corrigir a todo o tempo. “O processo é parecido ao da educação de uma criança. Quando age de maneira errada, de tanto falarmos que ela não pode fazer determinada coisa, ela para. O mesmo para o profissional, ele deve se policiar e se corrigir sempre que perceber que teve uma atitude errada. Não é fácil, mas é absolutamente possível”, finaliza Elaine.
Por Viviane Macedo
Em São Paulo


sábado, 19 de março de 2011

Saiu o edital para 500 vagas de soldado masculino


A Polícia Militar do Estado de São Paulo divulgou neste sábado (26), no Diário Oficial do Estado, o tão aguardado edital para o preenchimento de 500 oportunidades de soldado masculino, que exige nível médio e oferece remuneração de até R$ 2.387. Os aprovados preencherão cargos disponíveis nas Unidades sediadas no Estado de São Paulo.
Os candidatos que desejam concorrer à função devem comprovar o nível médio completo, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,65 m, bons antecedentes criminais e carteira nacional de habilitação entre as categorias B e E.
O salário não foi divulgado no edital de abertura, mas, segundo a tabela da unidade central de recursos humanos da Secretaria de Gestão Pública (SGP), referente ao mês de março de 2010, no período de estágio probatório, em que acontece o curso de formação, os soldados recebem salários entre R$ 1.613,12 e R$ 1.798,72, conforme o local onde atuam. Após o curso, os aprovados ocupam o cargo de soldado PM 1ª classe e os vencimentos sobem para R$ 1.830,40 e R$ 2.015,40. Além disso, é oferecido um adicional de insalubridade de R$ 372 – sendo assim, as remunerações atingem os R$ 2.202,40 e os R$ 2.387,40.

Lembrando que não haverá reserva de vagas para os portadores de necessidades especiais, tendo em vista as peculiaridades no exercício das funções inerentes ao cargo.
Inscrição
As inscrições serão recebidas no período das 10h de 21 de março até as 16h do dia 20 de abril pelo site da Fundação Vunesp, http://www.vunesp.com.br/. A taxa de participação será de R$ 50. Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos infocentros do Programa Acessa São Paulo.

domingo, 6 de março de 2011